Club de
Ribeirão Preto-Norte

Programa de Proteção de Nascentes "Hands in Water"

Postado em: 19/10/2021 por Rotary Club de Bariri-16 de Junho

Área de enfoque
Água, saneamento e higiene

Introdução

Apresentação do Projeto, Escopo e Anexos

Programa Hands in Water

 

O Rotary Club de Bariri – 16 de junho, na qualidade de membro do Rotary International, com sua carta de fundação emitida aos 16 de junho de 2011, Clube Nº 83933, por sua Comissão de Fundação Rotária, tem a grata satisfação de apresentar as autoridades constituídas e a toda população baririense o Programa Hands in Water (Mãos dadas pela Água).

 

Destinado prioritariamente à proteção das nascentes e olhos d’águas situados dentro dos limites territoriais do Município de Bariri, o Programa Hands in Water foi o mecanismo encontrado pelo Rotary Club de Bariri – 16 de junho para contribuir com a população local e com as próximas gerações para tentar contornar o evento cataclísmico que vem se desencadeando em função da escassez de águas.

 

Inserido dentro de uma das áreas de enfoque da Fundação Rotária, o Programa Hands in Water está alinhado aos programas realizados pelo Rotary International entorno do mundo.

 

Por intermédio do programa WASH, o Rotary International, por sua Fundação Rotária, vem adotando e incentivando iniciativas relacionadas a água, ao saneamento e a higiene.

Mobilizando recursos, por meio dos programas nessa área o Rotary busca formar parcerias e investimos em infraestrutura e treinamentos que contribuam a mudanças em longo prazo.

 

Capacitando os rotarianos a atuarem na área de recursos hídricos e saneamento, a Fundação Rotária vem enfatizando as atividades que permitam o acesso à água potável (fornecimento e qualidade); acesso a saneamento básico; melhores hábitos de higiene; desenvolvimento comunitário e administração de sistemas sustentáveis; gerenciamento de bacia hidrográfica e cultivo de alimentos que dependam da quantidade e qualidade da água; água para agropecuária; equipes de formação profissional que atuem nessas atividades; e, bolsas de pós-graduação em programas ligados a recursos hídricos e saneamento.

 

Demonstrando, os exemplos acima, a importância que a Fundação Rotária vem atribuindo ao tema, por ser a falta de acesso a água potável, instalações de saneamento e recursos de higiene não somente um dos maiores problemas de saúde do mundo, como também um dos mais difíceis de solucionar, é justamente por isso que o Rotary trabalha há décadas para fornecer água potável, cavando poços, instalando tubulações, fornecendo filtros e instalando pias e vasos sanitários.

 

Não se limitando a esses atos materiais de execução, por meio da conscientização, o Rotary busca engajar a comunidade local nesses projetos, isso porque, o êxito desses dependem da participação ativa da comunidade, de seus líderes e de suas organizações profissionais.

 

Existindo n número de programas de sucessos desenvolvidos por Rotarys Clubs ao longo do mundo, citem-se a título de exemplo as ações dos Rotarys Clubs da Índia que, em parceria com organizações locais, conseguiram criar um centro de coleta e distribuição de água da chuva para 4.000 pessoas em Madan, estando Bariri a padecer, igualmente,  com uma crise hídrica sem precedentes, decerto causada pelas alterações climáticas e devastação ambiental de áreas estratégicas, por ser parte integrante dessa comunidade, o Rotary Club de Bariri – 16 de junho se viu na contingência de fazer valer a Missão do Rotary International, que é a de servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

 

Para resolver problemas reais, é preciso compromisso, visão e pessoas que entram em ação.

 

“O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo”

 

Constituindo, a crise hídrica vivenciada pelo Município de Bariri, um problema real que assume inegável relevância social, detendo os caminhos certos, com dedicação, energia e inteligência, o Rotary Club de Bariri – 16 de junho acredita que com a experiência e atuação de seus associados, poderá ajudar nossa comunidade nessa empreitada. Afinal, com o apoio de milhões de rotarianos, o Rotary ajuda a humanidade há mais de 110 anos.

Por acreditar em encontrar soluções para muitos problemas mundiais, é que o Rotary Club de Bariri – 16 de junho, depois de inúmeras rodadas de discussões, reflexões e aprimoramentos, decidiu lançar o Programa Hands in Water.

 

Contando com a participação quadripartite, o Programa Hands in Water busca reunir, em prol de um objetivo comum, 4 (quatro) atores da comunidade local: Poder Público municipal; produtores rurais; organizações sociais e sociedade civil.

 

Sendo o primeiro passo de uma longa caminhada, o Programa Hands in Water focará, em princípio, na proteção das nascentes e olhos d’água, com a formação de um Comitê Gestor de Proteção de Nascentes; levantamento topográfico e mapeamento das áreas de nascente situadas dentro dos limites territoriais do Município de Bariri; identificação da respectiva bacia hidrográfica; atividades destinadas à recuperação das matas ciliares e à recomposição de vegetação nas bacias Formadoras de mananciais de água (nascentes); controle e fiscalização das Áreas de Preservação Permanente (APPs); apresentação de propostas legislativas concernentes à matéria, principalmente do Projeto Adote uma Nascente; desenvolvimento, por parte do Rotary Club de Bariri – 16 de junho, de projetos em níveis locais (Projeto Proteja uma Nascente em 1 Dia), distritais e globais junto a Fundação Rotária, aos parceiros internacionais e/ou ao Distrito 4480, que digam respeito ao Programa Hands in Water; e, a criação de incentivos fiscais, econômicos ou creditícios aos produtores rurais que adimplam aos requisitos estabelecidos para a proteção e consecução das finalidades do Projeto Hands in Water.

 

Responsabilizando-se, também, pela aproximação dos quatro setores envolvidos, o Rotary Club de Bariri – 16 de junho apresenta as seguintes minutas de decreto e projeto de lei, a fim de que o Programa Hands in Water possa literalmente sair do papel e entrar em plena operação.

 

Em tempo, justifica-se a prioridade das nascentes, pois, afora o regramento concedido pelo Estado de São Paulo, aquelas tem importante papel ambiental, haja vista que além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, elas também são fonte de vida para outros organismos.

Quem

Rotary Club de Bariri, produtores rurais, sociedade civil organizada e Poder Público municipal.

O quê

Proposições normativas visando o incentivo e a conscientização acerca da importância da recuperação das áreas de nascentes.

Onde

Bariri

Quando

Projeto permanente

Pessoas Beneficiadas
35000


 
Reuniões Sábado | 14:30
Rua Cel. Luis da Silva Batista,285 Cep: 14020-320